quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Cajú e sua castanha

    Uma das frutas mais gostosas é o cajú, rico em ferro e vitamina C, é muito apreciado ao natural e com sua deliciosa castanha!


     Colorido e perfumado, é o fruto do cajueiro, uma pequena árvore de tronco retorcido e enrugado, dele é feito suco, mel, doces como cajú em calda em passas e a gostosa rapadura de cajú.



     Dele também é feita a aguardente de cauim e bebidas não alcoólicas como a cajuína.





     Aqui no Brasil o cajú é encontrado com fartura no Norte e Nordeste e os índios, antes de descobrimento já o utilizavam como uma bebida chamada mocororó, numa cerimônia de Torém, uma festa religiosa.



    Sua castanha depois de seca e salgada é um delicioso petisco conhecido e consumido no mundo todo, e podem ser feitos doces e também fica gostosa caramelada.



    Hoje o cajú e sua castanha são industrializados, usado na culinária Tailandesa, em pratos e saladas feitos pelos renomados chefs de cozinha.



     O liquido da castanha de cajú LCC, depois de beneficiado é utilizado em resinas, materiais de fricção, lonas de freios, detergentes industriais, vernizes, fungicidas e até no biodiesel.



     O maior cajueiro do mundo se encontra no Brasil, na praia de Pirangi, no Rio Grande do Norte e cobre uma área de 8.500 mts quadrados com um perímetro de 500 metros e produz de 70 a 80 mil cajús por safra ou seja, 2,5 toneladas.


     Cajú, uma fruta bonita, saborosa, perfumada,  alto aproveitamento nutricional e ótima para a saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário