quinta-feira, 26 de junho de 2014

Topiárias Francesas

          Já falei algumas vezes sobre topiárias, a arte de recortar plantas, folhas e galhos, dando formas bem definidas, simples e elegantes para decoração de jardins e interiores.



        Os moldes podem ser geométricos, figuras humanas, de animais, é a arte da escultura viva!



           As plantas usadas nas topiárias são lenhosas, tem pequenas folhas que produzem folhagens densas para poder ser desenhada.



        Buchinho, louro, azevinho, murta, ligustro são algumas mais usadas nesta arte, muitas vezes são feitas estruturas de arame para dar forma para orientar as tesouras de  maneira a encontrar os limites dos desenhos.




        Jardins franceses apresentam topiárias de formas rigidas e formais, tal como são vistas nos jardins de Versailles, por exemplo.



          O jardim Marquessac, no Perigord, é um tipico jardim de topiárias francesas, sem flores, com formas abstratas, assim como muitos outros são feitos da mesma forma.



          Jardins históricos nos mostram esta técnica de paisagismo em canteiros verdes e com ervas medicinais, podem ser feitas em vasos e colocados até dentro de casa para decorar ambientes com muita elegancia.



          As topiárias dão a sensação da grandiosidade nos jardins, colocadas nos caminhos e passeios possuem um estilo próprio, e são encontradas em muitos jardins de Palacios e Castelos europeus, uma arte linda de recortar plantas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário