terça-feira, 24 de junho de 2014

Sinos

      Que gostoso é o badalar dos sinos...um som antigo, bom de ouvir!



       Há sinos se bronze, antigos, os de campanários de igrejas, o mais famoso é o Liberty Bell que está na Philadelphia, nos estados Unidos.



        O maior sino de bronze já fundido está no Kremlim, em Moscou, Russia, é o Tsar Kolobol.



        Os primeiros sinos eram dos mosteiros beneditinos e o mais antigo é considerado o da Vila de Coruche, em Portugal, datado de 1287, o sino da Catedral de Notre Dame, em Paris, da Abadia de Ettal, na Alemanha, da Catedral de Viena, Áustria, sinos tibetanos, tailandeses, dos mosteiros budistas, os antigos sinos chineses.




        Formas e pesos sempre variaram através dos séculos e muitos trazem suas tradições históricas como nos antigos carros de bombeiros e nas embarcações para localizar náufragos, havia o sineiro, o profissional que se pendurava numa ponta da corda para que os sinos badalassem.



       Os sinos anunciam a chamada, badaladas dos sinos da igrejas, os sinos das escolas, os que são colocados no pescoço das vacas, das cabras de forma a localizá-las, os sinos na entrada das casas anunciando o visitante, os sinos de mesa, os de feng shuis para proteção, os sinos do Natal e muitos com outros...



             Sinos marcam hora, trazem emoções em seus sons, mensagens sonoras, é o tintilar da chamada!




Nenhum comentário:

Postar um comentário