segunda-feira, 7 de abril de 2014

Gengibre

        Gengibre é bem conhecido desde os tempos remotos, por suas qualidades na culinária e benefícios terapêuticos.



      Uma planta originária da Ilha de Java, da India e China, o gengibre é um rizoma subterraneo de folhas verde escuras e dá flores amarelo avermelhado, como espigas.



         O gengibre chegou ao Brasil com as invasões holandesas no século 17, foi bem adaptado ao solo e ás condições do clima, seu chá feito com pedaços do rizoma fervido na água tem propriedade terapêuticas para gripe, tosse, resfriados e dor de garganta.



         No Japão é usado em óleos para massagens de coluna e problemas nas articulações, na fitoterapia chinesa a raiz do gengibre é chamada "gan jiang", importante para aquecer o estomago com ação digestiva eficiente.



        Na gastronomia é amplamente usado em pratos na China e Japão, Indonésia, India, Tailândia e também é feito em balas e cristalizado como confeito asiático.



        Bem conhecido são os ginger cookies, os famosos biscoitos de Natal feitos com gengibre e no inverno aqui no Brasil é usado para fazer o gostoso "quentão", feito com aguardente, açucar, água, bebida das nossas festas juninas.



         O gengibre trabalha com a imunidade do organismo, ajuda na depressão, é antinflamatório, analgésico, bom nas dietas, é o poderoso!





Nenhum comentário:

Postar um comentário