quinta-feira, 25 de abril de 2013

Caixinha de Musica

          Quem teve uma caixinha linda que quando se abria havia uma bailarina, que ao som de uma música suave, dançava e rodopiava com toda a graça...


          As primeiras caixinhas de música surgiram no final do século XVI e eram os primeiros instrumentos musicais automáticos com movimento próprio.


           Criadas pelo relojoeiro suiço Antoine Favre, eram econtradas em castelos ou casas de nobres burgueses, poucos as possuiam.


             No final do século VII as caixas de música eram fabricadas por empresas suiças como Thorens e Renges e depois surgiram em outros países europeus e no Japão.


          Foram os japoneses quem mais popularizaram as lindas caixinhas de música.



          Hoje em leilões do mundo da arte as caixas de música antigas são muito valorizadas pela sua beleza, durabilidade e perfeição como trabalho manual.


          Caixinhas de música encantavam as moças antigamente, fascinavam as avós e mães que recebiam como presentes preciosos.


          O universo da magia que vinha dentro de cada um delas era imenso: um sonho de menina, dando corda....

          Viraram raridade! A borboleta de metal era girada e a musica linda tocava e tocava repetidamente, hoje ficaram saudades...


          Simbolo de romantismo, a caixa de música contou histórias e hoje em dia são fabricadas para crianças em mobiles para berços, em bolas de vidro com bonecos dentro no Natal, e os pianos transparentes mostram a engrenagem da corda com toda a graça.


          As caixas de música embalaram muitos sonos, canecas e bulinhos, casinhas de boneca, gaiolinhas com pássaros, quem teve um sabe do que estou falando...doces lembranças!


2 comentários:

  1. Maravilhosas... adoro este encanto das caixinhas de musica e principalmente quando possuem um design diferente do padrão.

    ResponderExcluir
  2. Elas voltaram no site www.caixinhaencantada.com.br

    ResponderExcluir