sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Lustres Tiffany

          Loius Confort Tiffany foi um artista talentoso na arte decorativa de vidros coloridos, seu nome até hoje está presente em muitas peças  lindas, que com certeza vocês conhecem: lustres, abajurs de mesa e luminárias.

            Incluem-se também em sua arte janelas, vasos esmaltados, ceramicas, bronzes, objetos, peças de joalheria, pintura e mosaico.


            Os objetos manufaturados nos Studios Tiffany, hoje, são dos mais elevados níveis artísticos e técnicos, verdadeira obras de arte!


           São produzidos em uma grande variedade de formas e desenhos, misturando materiais como bronze, mosaico e esmalte, compondo no vidro uma arte maravilhosa!


           Entre 1875 e 2878 Louis Tiffany iniciou suas experiências com vidros no Brooklin, USA.

            Em 1900 a Cia. de Vidros Tiffany passou a ser conhecida como Studio Tiffany continuando a fabricar suas belíssimas peças.

           Seus abajurs eram feitos em 2 partes: a base com a haste e a máscara, que consiste numa estrutura de bronze e depois aplicados os vidros decorando com motivos orgânicos e naturalistas.


           Libélulas, simbolos do zodíaco, bambus, motivos medievais e flores são até hoje os mais usados.


            As cúpolas dos abajures eram assinadas por Tiffany e hoje são assinadas pelos artistas que a criaram.

         Os grandes leilões europeus valorizaram muito as peças originais, raras, vendidas por exorbitantes preços e cobiçadas por muitos compradores conhecedores do mercado de arte no mundo.
        Sem dúvida nenhuma uma arte delicada e preciosa!



2 comentários:

  1. Oi Dora,
    Lindos os lustres, parabéns!

    você conhece quem restaura lustres de bronze/chumbo(?) e cristal??? Tenho um antigo com uma barra floral muito linda (Tiffany) mas o resto da cúpula é feito de pequenos trapézios coloridos e transparentes que, com o calor das lâmpadas acabam despregando do junção.... Preciso restaurá-lo. A Barra Tiffany está intacta, só o resto da cúpula mesmo

    ResponderExcluir