segunda-feira, 23 de julho de 2012

Alecrim

           O Alecrim é uma erva bem conhecida na culinária, originária do Mediterraneo, considerada uma planta sagrada pelos antigos povos.


             Tem um aroma caracteristico e os romanos o chamavam de Rosmarinus, o que em latim significa "orvalho do mar".


            Uma planta sempre verde, com folhas pequenas e finas, opostas que parecem espiguinhas, seu fruto chama-se Aquênio e floresce o ano todo, sem que precise de cuidados especiais.


            Tem um cheiro forte e agradável, é usado na culinária, para fins medicinais, religiosos e na perfumaria.


            No paisagismo também é usado podendo ser podado de diferentes formas, sua flor produz um mel de extrema qualidade muito procurado pelas abelhas.


            Fresco ou seco é usado em carnes e caças, salsichas, linguiças e batatas assadas, em churrascos perfuma as carnes e o ambiente.


             Na Medicina é usado para tosses e febres, ativa a memória, fortalece os músculos do coração e é anti-reumático.
             Desde a Antiguidade o Alecrim é queimado como incenso em templos e igrejas, seu óleo é usado como unção, nos cultos afro é usado para banhos de purificação.


             Na Grécia Antiga seus habitantes usavam-no na cabeça para melhorar a memória e também colocavam um ramo debaixo do travesseiro para afugentar maus espíritos.


              Pode ser colocado em vasos para decorar ou em porta guardanapos, ainda ser colocado no azeite de oliva para aromatizá-lo.
             O Alecrim é considerado a erva da recordação, da amizade e do amor!

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário