quarta-feira, 13 de junho de 2012

Festa Junina

            Você só precisa de um chapéu de palha e um bonito vestido de chita para ir a grande Festa Junina que acontece de Norte a Sul do Brasil, no mês de Junho, em comemoração ao Dia de São Jõao.
            Hoje é Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro!


            Esta festa foi trazida ao Brasil pelos portuguêses ainda no Período Colonial, quando havia grande influência lusitana em nossos usos e costumes, assim até hoje tradicionalmente festejamos os santos São Paulo, São Pedro e São Jõao, em nossa Festa Junina.


            Da França vieram a danças típicas dos nobres, chamadas quadrilhas, que dançamos alegremente em grupos ao som de musicas folclóricas brasileiras.


            Da China veio a tradição de soltar fogos de artifício, da Península Ibérica, Portugal e Espanha, veio a dança das fitas, ao som de sanfonas alegres.


           Tudo isto juntou-se á cultura brasileira de indios+africanos+europeus e deu-se uma fusão cultural de tradições.


            Na Festa Junina são festejados os santos católicos, em meio a muitas bandeirinhas de papel recortadas dando o ar festivo e colorido á tradicional festa.


            A festa alegre com danças típicas, roupas coloridas, chapéus de palha, lenços no pescoço, anima o povo e os turistas que vem chegando para assistir, participar e se divertir comendo pipoca, doce-de abóbora, canjica e pé-de-moleque.
          


            São tradições além da dança da quadrilha, soltar fogos ao redor da fogueira, subir no pau de sebo, montar barraquinhas com brincadeiras e comidas típicas, jogos, experimentar o quentão, uma bebida servida quente á base de pinga com gengibre.


            Não há moça solteira que não queira se casar e que no dia 13 de Junho não faça uma simpatia para Santo Antonio, coloque a imagem do santo de cabeça para baixo até que o noivo apareça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário