sexta-feira, 23 de março de 2012

Chá das Cinco

            Os chineses descobriram o chá, mas foi a rainha portuguesa Catarina de Bragança quem em 1662 chegou á Inglaterra ensinando a suas damas de companhia como fazer o chá.


             O five o' clock, ou chá das cinco transformou-se numa instituição britânica, hábito que incluia a geléia de laranja, chamada marmelade.


            A marmelade era uma compota feita de laranjas amargas, receita trazida pela rainha de sua terra natal Vila Viçosa, terra de muitas laranjas.


               No século dezenove se proliferaram salões de chá quando a prataria foi aliada á fina porcelana chinesa, e aonde se incluiu o café e o chocolate quente.


            Há séculos serve-se o chá com pompa e circunstância, um ritual que transforma a tarde num momento de convivio social, hoje um rápido encontro de amigos numa tarde deliciosa.

    
            A prataria unida á chique louça era servida com o mais fino cardápio da "patisserie" francesa - docinhos maravilhosos!


           Chá preto ou indiano, torradas, manteiga, bolos, biscoitos de diferentes tipos e paezinhos salgados, tudo muito gostoso.


             Toalhas bordadas, guardanapos de linho, um lindo arranjo de flores, tudo servido em pequenas porções e ricamente decorado, perfeito para uma bela tarde de Primavera ou Outono!


            As fotos falam por si: o encanto das flores, a delicadeza das louças, toalhas e bules, bolos e docinhos fazem do chá das cinco um momento de charme na arte do encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário