segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

As Flores da Ethiópia

            Existe uma tradição milenar na Ethiópia, Africa, que é a arte da pintura no rosto unida à decoração com flores na cabeça de rara beleza.


            Às margens do Rio Omo, vivem os " homens de Kibish ", tribos que vivem na pré-história, os Mursi, Hamar, Karo, Bume e Behadar, os primeiros a usar flores de forma natural para se enfeitar.


            O Vale do Rift é uma região vulcânica cujas pedras oferecem diferentes pigmentos com grande variedade de cores, e que são utilizadas pelas tribos para pintarem seus rostos e corpos.


             Não usam pincéis apenas os dedos com uma habilidade fantástica, todos se pintam: idosos, adultos, jovens e crianças, a aprendizagem é por observação.


            Integram-se à natureza fazendo parte dela, o desejo de ser belo está presente em todas as gerações.


            Esta cultura hoje está ameaçada pelo governo que quer construir uma barragem para uma usina elétrica, o que reduziria muito as tribos.


            Na maioria as tribos são de pastores, nômades, que vivem em pé de guerra por água, pastos e armas.


            Transformam flores em chapéus, folhas em xales, como fantasias enfeitam o cotidiano com suas cores e galhos de forma diferente e especial.


            Sabem usar a natureza como fonte de beleza, é maravilhoso o trabalho do fotógrafo Hans Silvester cujas fotos ilustram esta minha matéria sobre um povo criativo, verdadeiras obras de arte vivas.


                                                   O homem Flor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário